Para que os boletos sejam corretamente registrados no Banco, é necessário que as configurações estejam corretas e que todas as informações encaminhadas sejam conforme previo contrato com a agência bancária.
Há duas formas básicas de registro do borderô:
a) Emitido pelo Banco -> onde são enviadas apenas as informações dos Lançamentos no Arquivo Remessa e o Banco é quem gera e envia os boletos para os clientes. Neste caso, o passo 2 não é realizado.
b) Emitido pela Empresa -> neste caso, a atenção deve ser redobrada para os passos, visto que o boleto sempre deve ser gerado antes da geração do Arquivo Remessa. Em virtude disso, este artigo foi criado, para que os usuários deste processo tenham um apoio até que se acostumem com os passos necessários.
Processos para gerar corretamente os Borderôs
Vou numerar os processos intermediários sem muito detalhamento, mas, caso você tenha alguma dúvida em qualquer um deles, basta enviar uma solicitação para a nossa central de atendimento e teremos prazer em auxiliá-lo.
1) Gerar lançamento do Financeiro – informo as 3 formas mais comuns de inclusão de lançamento no financeiro:
1.1) Módulo Financeiro -> Ferramentas -> Faturamento
1.2) Módulo Pedido, OS ou Caixa -> clicar com o botão direito na transação -> Lançar no contas a receber
1.3) Módulo Financeiro -> Plano de Contas -> incluir lançamento manualmente
2) Gerar Boletos – informo as 3 formas mais comuns de impressão do boleto:
2.1) Módulo Financeiro -> Ferramentas -> Imprimir Faturas
Quando utilizado o Faturamento, após a geração dos lançamentos, devem ser impressos ou enviados por e-mail os dados do faturamento e em conjunto com o Faturamento, podem ser gerados e enviados os boletos para os clientes selecionados
Observe na tela, que você tem a opção de gerar o boleto em conjunto com a impressão da Fatura, ou deixar este passo para outro momento.
2.2) Módulo Financeiro -> Integração bancaria -> Emissão de Bloqueto
Observe na tela, que você deve listar os lançamentos a terem a geração dos boletos realizadas e optar pelas opções de Impressão ou até o envio do mesmo por e-mail para os clientes.
2.3) Módulo Financeiro -> Plano de Contas -> clicar com o botão direito no lançamento → Impressões -> Boleto - Imprimir
3) Gerar o Arquivo Remessa para enviar para o Banco
Para gerar o Arquivo Remessa para o Banco, você deve utilizar a ferramenta disponível no módulo Financeiro -> Integração bancária -> Enviar borderô Banco e, posteriormente, enviá-lo pelo sistema do Banco
Atenção: Quando o tipo de registro no Banco for “Emitido pela Empresa”, é obrigatório selecionar APENAS os lançamentos que tiverem boleto gerado, pois quando é gerado o Arquivo Remessa antes do Boleto, as posições do “Nosso Número” não são preenchidas no Arquivo Remessa e o registro é REJEITADO no Banco, pois entende que quem deve emitir os Boletos é ele.
4) Confirmar que os dados dos bloquetos estão corretos no Banco
Para confirmar e receber os dados dos bloquetos já pagos, é necessário utilizar o Arquivo Retorno do Banco, que deve ser puxado do Sistema do Banco e armazenado em algum lugar de fácil acesso para quem fizer esta operação.
Para receber o Arquivo Retorno, você deve utilizar a ferramenta disponível no módulo Financeiro -> Integração bancária -> Receber borderô Banco.
Atenção: Quando há uma ocorrência de "03 - Entrada Rejeitada" no Arquivo Retorno, sempre verifique com seu Banco o motivo da Rejeição, para que possa ser corrigido e gerado novo boleto para o cliente ou novo Arquivo Remessa para o Banco.
Realizando corretamente o processo indicado acima, o sistema reconhecerá os lançamentos normalmente no Arquivo Retorno e os lançamentos terão as ocorrências ajustadas automaticamente no Sistema Dataweb.
IMPORTANTE
É necessário que as permissões abaixo estejam liberadas para os usuários responsáveis pelo processo:
* Envio do borderô do Banco
* Recebimento do borderô do Banco
Caso permaneça qualquer dúvida, entre em contato com a nossa Central de Atendimento.
Estamos à disposição.