Antes de iniciar o manual, é importante deixar claro a diferença de condição de pagamento para a forma de pagamento.
CONDIÇÃO DE PAGAMENTO: É a quantidade de parcelas que será dividido o valor total da venda.
FORMA DE PAGAMENTO: É a forma que será paga cada parcela, ou seja, se vai ser no cheque, cartão, dinheiro e etc...
Para realizar os cadastros de condições de pagamento devemos seguir os passos a seguir:
1º Passo:
- Abra o módulo Financeiro:
2º Passo:
- Acesse a ferramenta "Condição de pagamento" na aba Cadastro:
3º Passo:
Na ferramenta de cadastro de condição de pagamento, devemos selecionar a opção "NOVO", para dar inicio ao cadastro.
4º Passo:
- Em seguida devemos colocar as principais informações dessa nova condição que estamos criando.
- Segue um exemplo, nesse irei criar a seguinte condição de pagamento CARTÃO 3X.
Descrição: Nome como ficará disponível essa condição no sistema.
Valor Mínimo: Valor mímino que essa condição de pagamento poderá ser usada.
Desconto Máximo: Desconto máximo que poderá ser usado nessa condição de pagamento.
Desconto Padrão: Desconto padrão que será usado.
Habilitar para Saídas: Opção para disponibilizar essa condição em lançamentos de saídas/vendas.
Habilitar para Entradas: Opção para disponibilizar essa condição em lançamentos de entradas/compras.
Emitir Fatura: Opção para disponibilizar essa condição em lançamentos de faturamento.
- Segue um exmplo de uma condição de pagamento 3 vezes:
5º Passo:
- Após colocar a configuração inicial, devemos passar para a segunda aba “Parcelas”.
- Para incluir as informações das parcelas nessa aba devemos clicar, no seguinte botão "+" .
- Nessa ferramenta devemos selecionar as opções correspondentes das parcelas:
Forma de Pagamento: Adicionar como será pago dessa condição.
Número de parcelas: Referente a quantidade de parcelas para essa condição.
Entrada para: Referente a data da primeira parcela dessa condição.
Período: Referente ao intervalo de vencimento entre as parcelas.
Tipo de Período: Referente a periodicidade das parcelas.
OK: Para finalizar e salvar essa configuração.
Segue um exemplo de uma condição de pagamento em CARTÃO 3X, com a entrada para 30 dias e periodicidade de 30 dias.
6º Passo:
- Após colocar a configuração das Parcelas, podemos passar para a terceira aba “Contas Bancárias”.
- Podemos assim definir a "Conta Bancária" no cadastro de condição de pagamento, com isso deixando pré-definido, nos lançamentos dessa condição de pagamento:
6º Passo:
- Para concluir devemos clicar em "Gravar", caso seja necessário cadastrar uma nova condição de pagamento, basta iniciar todo o processo clicando em "Novo".