A Sefaz disponibiliza três possibilidades de definição de Frete em uma NFe:
1) Sem Frete (9)
2) Frete pago pelo Emissor (0)
3) Frete pago pelo Destinatário (1)
As opções estão detalhadas abaixo.
1) Sem Frete (9)
Para que a NFe fique com o campo do Frete preenchido com a informação 9 -> "Sem frete", basta que não seja informado Valor de Frete e/ou o Transportador.
Definição do pagamento do frete
Para que seja possível gerar uma NFe com o frete por conta do Emitente ou do Destinatário, é necessário informar Valor de frete e/ou os dados do Transportador.
Sempre que o Transportador e/ou o Valor de frete estiver(em) informado(s), o sistema seguirá o que estiver selecionado na opção "Frete pago pelo cliente".
2) Frete pago pelo Emissor (0)
Para que a NFe seja emitida com a informação 0 -> "Emissor" no campo do Frete, a opção "Frete pago pelo cliente" da transação NÃO deve estar selecionada.
3) Frete pago pelo Destinatário (1)
Já, se o interesse é que a informação destacada seja de que o frete será pago pelo cliente, a opção "Frete pago pelo cliente" da transação deve estar selecionada; assim o campo do Frete será preenchido com a informação 1 -> "Destinatário".
Onde localizar os campos para destaque do Frete
Pedido
Como pode ser visto na imagem abaixo, no Pedido, todos os dados citados acima estão na guia "Dados do Pedido".
Ordem de Serviço
Nas OSs, a informação do Transportador está na guia "Transporte", já os demais campos estão na guia "Geral"da transação.
Opção de configuração padrão
Existe uma configuração para que SEMPRE seja informado o campo Frete como "Pago pelo Emissor (0)" no lugar do Sem Frete (9), quando não existir o Valor de frete e nem a Transportadora definida na transação.
Para este ajuste no seu sistema, entre em contato com o Suporte da Dataweb, através de uma solicitação e informe o seu interesse.
Cadastro do Cliente
Ainda, existe uma configuração no Cadastro do Cliente, que força o campo Frete a ficar como "Pago pelo Emissor (0)", quando o Valor de frete e/ou a Transportadora for definida. Para ativar esta opção, basta indicar a opção "Frete cortesia" na guia "Financeiro" para ficar selecionada:
Permanecendo qualquer dúvida, entre em contato com nossa central de atendimento.