Controle de consignação
Remessa de produtos para clientes
REMETER produtos em consignação:
Faça um novo PEDIDO (normal) para o cliente, utilizando uma natureza de operação do tipo CONSIGNAÇÃO.
Esse pedido aparecerá na lista de REMESSAS na tela principal do módulo de pedidos.
Conforme imagem abaixo:
Para imprimir esse pedido basta seleciona-lo e com o botão direito do mouse clicar em Imprimir transação principal.
Importante: Consulte a sua contabilidade para definir qual natureza de operação deve ser utilizada.
ACERTO de consignação, existem duas formas:
- 1. DEVOLUÇÂO (para retornar ao estoque produtos NÃO VENDIDOS).
Faça uma ENTRADA DE NOTA FISCAL FATURA, que referencia os itens do pedido original.
Essa entrada NÃO PODE ser lançada no contas a pagar.
- 2. FATURAMENTO (para cobrar do cliente os produtos VENDIDOS).
Faça um PEDIDO FATURA, que referencia os itens do pedido original.
Esse pedido PODE ser lançado no contas a receber.
Essa operação NÃO DÁ SAÍDA dos produtos no estoque, serve apenas para fins de faturamento (lançar no contas e emitir nota fiscal).
Observe que nas duas operações acima só é possível escolher clientes que possuam remessas em consignação pendentes.
Para encerrar um processo de consignação é necessário que todos os produtos ENVIADOS (no pedido original) sejam DEVOLVIDOS (item 1, acima) ou FATURADOS (item 2, acima). Ambas as operações podem ser feitas num mesmo processo de consignação e quantas vezes for necessário. Por exemplo: enviou 10, devolveu 3, devolveu 1, faturou 6.
Feito isso, o sistema encerrará a remessa em consignação automaticamente.
Obs: Se informe com a sua contabilidade qual natureza de operação você deve utilizar, para realizar um pedido de consignação, para realizar a devolução da mercadoria e para efetuar a venda.
Relatório: Para visualizar e acompanhar as consignações devemos imprimir os relatórios de remessa.
Recebimento de produtos de fornecedores
RECEBER produtos em consignação:
Faça uma nova ENTRADA DE NOTA FISCAL (normal) para o fornecedor utilizando uma natureza de operação do tipo CONSIGNAÇÃO.
Essa entrada aparecerá na lista de RECEBIMENTOS na tela principal do módulo de entradas.
Acerto de consignação, existem duas formas:
- 1. DEVOLUÇÂO (para retirar do estoque produtos NÃO VENDIDOS)
Faça um PEDIDO RECEBIMENTO inserindo uma natureza de devolução (consultar contabilidade, normalmente é utilizado a 5.918), que referencia os itens do pedido original.
Esse pedido NÃO PODE ser lançado no contas a receber.
- 2. PAGAMENTO (para pagar ao fornecedor os produtos VENDIDOS).
Faça uma ENTRADA DE NOTA FISCAL RECEBIMENTO, que referencia os itens do pedido original.
Essa entrada PODE ser lançada no contas a pagar.
Essa operação NÃO DÁ ENTRADA dos produtos no estoque. Serve apenas para fins de faturamento (lançar no contas e emitir nota fiscal).
Observe que nas duas operações acima só é possível escolher fornecedores que possuam recebimentos em consignação pendentes.
Para encerrar um processo de consignação é necessário que todos os produtos RECEBIDOS (na entrada original) sejam DEVOLVIDOS (item 1, acima) ou PAGOS (item 2, acima). Ambas as operações podem ser feitas num mesmo processo de consignação e quantas vezes for necessário. Por exemplo: recebeu 10, devolveu 3, devolveu 1, pagou 6.
Feito isso, o sistema encerrará o recebimento em consignação automaticamente.
Relatório: Para visualizar e acompanhar as consignações devemos imprimir os relatórios de recebimento.