GUIA RATING DE SERVIÇOS
O relatório de Taxa de serviço (rating) é basicamente a relação com a data prometida de entrega do serviço com a data efetiva de entrega. A data prometida é a data\hora de previsão informada no momento da digitação da transação e a data efetiva é a data de expedição registrada ou na ferramenta Expedição de O.S ou na ferramenta Módulo de Expedição.
O Relatório exibe as informações agrupadas mês a mês por Data de previsão conforme mostra figura abaixo
DT-3 OU MENOS é quando a entrega foi 3 dias ou mais ANTES do previsto
DT-2 é quando a entrega foi feita 2 dias ANTES do previsto
DT+3 é quando a entrega foi feita com 3 dias de atraso
Analisando a primeira linha nós temos um total de 483 O.S’s expedidas. Os valores vão se acumulando de maneira que dessas 483 O.S’s 0,81% (4 O.S’s) foram entregues DT-3 OU MENOS , já com DT-2 foram entregues + 18 O.S’s acumulando um percentual de entrega de 4,46% (22 O.S’s) até a DT (data de previsão 01/11/2013) que foi informada na transação foram entregues 76,06% das O.S’s prometidas (375). DT+1 nenhuma O.S’s foi expedida mantendo os percentuais e finalmente DT+ 4 (entregues com 4 ou MAIS dias de atraso) foram entregues 99,39% das O,S’s.
1. Mais eficiência no rating
Para melhorar a qualidade do resultado do relatório de Rating o sistema oferece uma série de ferramentas que irão ajudar a empresa a controlar alguns processos. São eles:
1.1. Módulo expedição (Opcional)
Habilitar o módulo de expedição que oferece muitos mais recursos do que “apenas” colocar a data de expedição da O.S (carimbo)
Controle de malotes, emissão de notas fiscais, envio de aviso de expedição eletrônica são alguns dos benefícios desse módulo.
1.2. Cadastro de Tipo de expedição
Nesse cadastro são inseridos todos os Tipos de expedição usados para enviar os produtos de volta ao seu cliente, além disso, você deverá informar os horários em que essa expedição ocorre.
Aceitar somente os clientes já adicionados á remessa (usado somente no módulo expedição): Isso significa que ao adicionar UM cliente X a determinada remessa no módulo expedição só será possível adicionar O.S’s desse cliente X a essa remessa.
Preenchimento de protocolo é obrigatório (usado somente no módulo expedição): Exige que o campo protocolo de uma remessa (campo LIVRE) usado para identificar um SEDEX ou qualquer “coisa” que identifique aquela remessa. Geralmente usado para adicionar dados de correio.
Conferência de remessa é obrigatória (usado somente no módulo expedição): Exige que ANTES de expedir uma remessa seja feita NOVA verificação das O.S’s que serão expedidas. Basicamente para evitar que o cliente receba algo que não é dele.
Empresa: Informe se aquele Tipo de expedição serve para todas as empresas ou para alguma específica.
Aba Horários: Informe quando aquele Tipo de expedição ocorre durante o dia para que o sistema possa calcular quando a O.S poderá ser entregue.
1.3. Cadastro de clientes
Para cada cliente deverá ser informado o Tipo de expedição e se a expedição é do tipo Expressa.
O Tipo de expedição será automaticamente preenchido quando da abertura de uma nova O.S’s podendo esse ser trocado se o usuário tiver autorização para isso.
O tipo Expressa indica que o cliente é preferencial e terá um tempo de entrega REDUZIDO. Isso significa que quando o sistema for calcular o tempo de produção desse cliente irá considerar o Tempo de execução expresso preenchido no cadastro de cada serviço conforme explicado no próximo tópico.
1.4. Cadastro de serviços
A empresa deverá informar o tempo em minutos que um determinado serviço leva para ser finalizado. Os campos Tempo de execução(min) e Tempo de execução expresso(min) (usado para clientes preferenciais) serão usados no cálculo da data de previsão de entrega.
A opção Considerar capacidade produtiva força o sistema a verificar se o setor ao qual o serviço está vinculado já não atingiu sua capacidade máxima para o dia “jogando” a O.S para uma data de previsão posterior.
1.5. Cadastro de Setores
Para cada setor deverá ser informado qual sua Capacidade produtiva TOTAL em quantidade de serviço. Como na tela abaixo indica que o Laboratório tem condição de realizar 850 serviços no setor FABRICAÇÃO RESINA.
Quando esse limite extrapolar o sistema irá informar ao usuário que a capacidade do setor foi ultrapassada. Mesmo assim existe uma autorização que permite a produção caso necessário.