CONFIGURAÇÕES DA NOVA RASTREABILIDADE
Cadastro de Usuários/prestadores
Existem três papéis bem distintos de usuários nesta nova ferramenta, o operacional, o operador e o líder/supervisor, ou seja são grupos diferentes com permissões distintas dentro do sistema.
Operacional
Responsáveis pelos setores PCP/digitação e estoque, portanto realizam a digitação e aprovação da OS.
Operador
Responsável por dar entrada e saída das caixas nos setores bem como iniciar e finalizar serviços.
Líder/Supervisor
Responsável por dar entrada e saída das caixas nos setores bem como iniciar e finalizar serviços, registrar defeitos (quebra/retrabalho) ocorridos na produção.
Requisitos dos usuários do modulo Rastreabilidade:
- Cada usuário deverá obrigatoriamente estar associado a um prestador;
- Cada prestador poderá estar associado a um setor, sendo que nesse caso se estiver associado esse prestador não poderá trabalhar/dar entrada/realizar o serviço em outro setor.
Portanto caso o operador trabalhe em dois ou mais setores não podemos vincula-lo a algum setor.
- Os prestadores Operador e líder/supervisor, obrigatoriamente deverão ser configurado com um número máximo de caixas em execução na produção de forma concorrente (o padrão é 1); Ou seja limite do nº de caixas que o usuário poderá estar trabalhando dentro do seu setor ao mesmo tempo;
Atenção: Essa configuração NÃO impede do prestador dar entrada no setor quando ultrapassar o limite de serviços em andamento, o que o sistema vai impedir é de iniciar o serviço.
- Os prestadores Operador e líder/supervisor, obrigatoriamente deverão ter uma definição de crachá (Identificador crachá); Para que o identificador do crachá seja considerado válido nas operação da ferramenta de produção do laboratório, obrigatoriamente deverá ser iniciado com as letras ID seguido de número(s). Ex: ID123.
O sistema não permite o mesmo número para mais de um usuário/prestador.
- Somente o usuário com o papel de líder/supervisor obrigatoriamente deverá ter um vendedor associado caso o registro da quebra esteja configurada para gerar OS de quebra (toda transação de saída possui obrigatoriamente um vendedor);
- Gerenciamento de tarefas por grupos de usuário
Tendo em vista estes dois papéis distintos, sugere-se a criação de dois grupos de usuário com a configuração das seguintes tarefas:
Tarefas principais
ID |
Descrição |
autRegistrarQuebra |
Autorização para registro de quebra |
autRegistrarRetrabalho |
Autorização para registrar retrabalho |
autCancelarInicioServico |
Autorização para cancelar início de serviço |
actotirasmovimentoex |
Movimento de caixa (nova) |
Tarefas secundárias
ID |
Descrição |
<tarefas relacionadas a aprovação de OS> |
Aprova automaticamente a OS de quebra gerada se e somente se houver saldo em estoque |
<tarefas e configurações relacionadas a impressão de OS do módulo OS> |
Imprime a OS de quebra automaticamente |
- Cadastro de setores e configuração na Nova Rastreabilidade
Dois setores complementares deverão ser criados e configurados como setores de pré-produção. Estes setores não fazem parte do roteiro de produção da OS e portanto não podem ter serviços associados e poderão ser referenciados como setores de sinistro (onde ocorreu o defeito) nos registros de quebra e retrabalho.
Vai ser nesses setores que o grupo de usuários operacionais vão estar vinculados.
PCP ou Digitação
Etapa que vai da inclusão da OS na empresa até sua aprovação. Uma OS aprovada será automaticamente incluída no próximo setor (ESTOQUE).
Estoque
Etapa de aprovação da OS até seu encerramento. Uma OS encerrada será automaticamente incluída na fila de entrada da produção (laboratório).
Configuração dos setores complementares
Após ter criado ambos setores devemos configura-los para que possam assumir tais papeis dentro da rastreabilidade, essa configuração devemos fazer através do modulo rastreabilidade > menu Rastreabilidade> Rastreabilidade... (Novo) > Setores de pré produção.
- Ações de NÃO conformidade dentro da rastreabilidade.
Dentro da produção, pode ocorrer duas situações com um serviço que já esteja em andamento, tais situações exigem que determinadas ações sejam realizadas
Situação/Ação:
- Reinicio de produção > Quando existe a necessidade, que a produção da ordem de serviço seja reiniciada devido a perda total de uma das lentes ou do par. Isso implica no reinicio da produção.
Geralmente o registro desta não conformidade implica na geração de uma requisição ou ordem de serviço que quebra.
- Retrabalho > Quando existe a necessidade, de refazer um determinado serviço (voltar a um determinado setor) sem que exista perda dos itens associados a ordem de serviço.
Para que seja possível automatizar ambas ações acima citadas, devemos criar dois cadastros de defeitos, onde cada um deles determinara uma ação diferente conforme a configuração que posteriormente devemos realizar.
Como cadastrar um defeito: Modulo rastreabilidade > Menu Cadastros > Defeitos
Como configurar a ação do defeito> Modulo rastreabilidade > Menu Rastreabilidade >
Rastreabilidade... (novo) > Não conformidade
Como podemos observar a ideia do defeito, é que ele expresse a ação que o sistema deve tomar quando ocorre alguma não conformidade, na situação onde há o reinicio da produção, precisamos definir também se o sistema deverá gerar uma requisição ou então uma nova ordem de serviço de quebra.
Essa decisão está diretamente ligada na maneira em que o laboratório em questão trabalha.
Quando selecionamos a opção “Gerar requisição”, o sistema permite que no final de mês por exemplo, essas requisições de quebra sejam agrupadas gerando uma única Ordem de serviço para emissão de nota.
Quando selecionamento a opção “Gerar uma ordem de serviço de quebra”, o sistema permite gerar as notas individuais por OS ou então agrupando por período.
Requisição
Podemos configurar para imprimir automaticamente, para isso devemos realizar a configuração a seguir:
KEY_NAME |
Descrição |
COD_RAS_REQUISICAOESTOQUEJATOTINTA |
Nome da impressora que realizará a impressão da requisição |
Ordem de serviço
Obrigatoriamente precisamos definir uma natureza de operação, contendo os seguintes requisitos:
- Deve ser obrigatoriamente uma natureza de saída
- Deve ser obrigatoriamente uma natureza do tipo quebra
Após a definição e configuração da natureza devemos inseri-la no banco de dados:
KEY_NAME |
Descrição |
OTIORDEMSERVICOOTICA.CFOPQUEBRADENTRO |
Natureza de operação para geração da OS de quebra |
|
|
- Configuração do modo de exibição do Ranking
Toda vez que a tela de movimentação entra em modo idle (quando a tela não está sendo utilizada) o ranking do setor é exibido.
Existem dois modos de exibição do ranking configurado na DW$CFG:
RASTREABILIDADE.MOVIMENTOEX.RANKING.MODOEXIBICAO
KEY_VALUE |
Descrição |
1 |
Exibe o ranking diário e mensal de forma simultânea na tela (lado a lado). |
2 |
Exibe o ranking diário e mensal de forma alternada (um por vez). Toda vez que a ferramenta entrar em idle um dos dois rankings será exibido. |
Modo debug/apresentação
Para colocar a nova tela de movimento em uso sem leitor de código de barras adicionar na DW$CFG:
RASTREABILIDADE.MOVIMENTOEX.MODODEBUG
KEY_VALUE |
Descrição |
T |
Ativa |
F |
Desativa |