Para realizarmos a emissão da Carta de Correção Eletrônica (CCe), iremos precisar entrar no módulo Pedido.
A Carta de Correção eletrônica (CCe) pode ser emitida para "corrigir" ALGUNS erros de preenchimento da Nota Fiscal eletrônica.
Para emitir uma Carta de Correção eletrônica (CCe) no sistema, vc tem duas opções:
* utilizar a ferramenta de Manutenção de NF (menu Ferramentas -> Manutenção de NF), localizar a NFe que quer fazer a CCe, clicar no registro da NF e ir no botão "Carta de Correção".
* direto no módulo pedido, localizar a transação, clicar com o direito do mouse na transação que deve ter a CCe emitida, "Mais -> Emitir Carta de correção eletrônica".
Logo após que clicar em Emitir Carta de correção eletrônica ira aparecer a tela onde ira informar as alterações da NF-e.
Importante: É necessário ter permissão para gerar a CCe, portanto libere esta permissão apenas para quem pode fazê-la.
Ainda em tempo, aconselhamos que sempre verifique com seu contador antes de emitir uma CCe, pois nem todas as informações da NFe podem ser corrigidas com esta ferramenta fiscal.
Isso é uma questão fiscal e a DW não se responsabiliza pelas informações repassadas na CCe, por isso a indicação de entrarem em contato com o Contador, que é o responsável legal e fiscal pela Empresa.
>> Resumo das regras para emitir uma CCe:
* É necessário ter permissão a "Grupo de tarefa: Nota Fiscal -> Carta de correção eletrônica" liberada;
* A NFe deve estar APROVADA no sistema;
* O texto deve ter mais de 15 caracteres e NÃO pode ter ENTER (separação de linha) ou espaço no final do texto;
* Nem todas as informações podem ser "corrigidas". NÃO podem ser alterados:
a) Dados de impostos tais como (base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação);
b) Dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;
c) datas de emissão e/ou de saída.
=> Impressão e geração do XML da CCe
É possível realizar a impressão de uma Carta de Correção eletrônica (CCe) indo direto no módulo em que a NFe foi emitida, localizar a transação, clicar com o direito na transação que teve a CCe emitida, "Imprimir -> Mais -> Imprimir Carta de correção eletrônica".
Importante: É necessário ter permissão para imprimir a CCe, portanto libere esta permissão "Imprimir carta de correção eletrônica" apenas para quem pode imprimir.
Para gerar um arquivo do XML de uma CCe, é necessário acessar a ferramenta de Manutenção de NF (Ferramentas -> Manutenção de NF), listar a NFe com CCe e gerar o XML utilizando o botão "Exportar" -> Exportar para XML.
Uma pasta (contendo os dados da empresa) será aberta no local indicado para salvar o XML, e será possível ver o XML da CCe, juntamente com os XMLs da NFe APROVADA.
Maiores detalhes sobre como gerar um XML do sistema podem ser vistos no artigo Exportar XML
Permanecendo qualquer dúvida, entre em contato com nossa central de atendimento.