De tempos em tempo há a substituição da Cadeia de Certificados por parte da Sefaz de cada estado.
Ou ainda, o Windows é atualizado e altera automaticamente as configurações das Opções da Internet.
Normalmente os erros abaixo (e “Erro no suporte a canais seguros” também) é que identificam essas mudanças, já que as Sefaz só avisam que a cadeia foi substituída algum tempo depois de dar erro:
* "A assinatura do certificado não pode ser verificada"
* "An error occurred in the secure channel support"
* Não foi possível estabelecer conexão com o servidor de revogação ou uma resposta definitiva não pôde ser obtida.
Existem duas possibilidades que indicamos para resolver este problema.
1) Temporariamente, podem ser ajustadas as configurações das Opções da Internet, pois elas são alteradas com a atualização do Internet Explorer e são ajustadas por usuário do Windows.
Para resolver temporariamente, basta:
=> Abrir o Internet Explorer, menu "Ferramentas" -> "Opções da Internet" >> guia "Avançadas"
=> DESMARCAR as opções:
* "Verificar revogação de certificados do servidor";
* "Verificar se há revogação de certificados do editor";
* "Verificar se há assinaturas em programas baixados";
* "Usar SSL 2.0";
* “Usar TLS 1.1”;
* “Usar TLS 1.2”
=> MARCAR as opções:
* "Permitir que o conteúdo ativo seja executado em arquivo no Meu Computador";
* "Usar SSL 3.0";
* “Usar TLS 1.0”
=> Aplicar as configurações e realize nova tentativa de emissão da NFe.
2) Para solucionar em definitivo, será necessário solicitar ao seu técnico de TI que atualize a Cadeia de Certificados, pois a Sefaz atualizou e isso exige que também seja atualizada no servidor e nas máquinas que emitem NFe.
Para isso, será necessário localizar a nova Cadeia de Certificados na Sefaz:
* Instalar nova cadeia de certificados;
* Sair e entrar no sistema;
* Tentar enviar novamente a NFe.
@ Caso as alterações acima não resolvam, pode ser que o Windows não esteja atualizado. Tente realizar os processos abaixo:
* Atualize o Windows para o último Service Pack; e tente emitir novamente.
* Desinstale e instale o certificado; e tentar emitir novamente.
* Se depois de tudo isso AINDA não funcionar, peça auxílio à empresa que vendeu o certificado.